SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960)Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LOURENCO, Abílio Afonso  e  PAIVA, Maria Olímpia Almeida de. Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.145-167. ISSN 1982-596X.

A negociação tem vindo a ser contemplada como uma das formas ideais de prática social. As diferenças respeitantes às características da Amabilidade, do Sexo e da Idade podem moldar selectivamente o fluxo do processo negociaI. Neste estudo pretende-se determinar se a Amabilidade, bem como as variáveis sociodemográficas Sexo e Idade, são relevantes na explicação da Eficácia em Negociação. Como instrumentos utilizaram-se duas versões portuguesas, o CEN II para avaliar a Eficácia em Negociação e o NEO-PI-R para avaliar a Amabilidade. A amostra é constituída por 407 alunos do Ensino Secundário de uma escola do centro do Porto, Portugal. Dos resultados poder-se-á concluir que a Amabilidade (p<001) e o Sexo (p<01) são variáveis essenciais para o entendimento da eficácia condutual dos negociadores. Contudo, no que diz respeito à Idade, comprova-se não ser relevante na explicação da Eficácia NegociaI. A presente investigação poderá contribuir para a problemática da perspectiva psicossocial sobre o conflito e a negociação.

Palavras-chave : Amabilidade; Conflito; Negociação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )