SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e AdornoPhilosophie des Gartens. Zu Immanuel Kants Kritik der Urteilskraft índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e o espetáculo do mundo: notas acerca de uma possível história da subjetividade. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.189-207. ISSN 1982-596X.

Neste artigo, aproximaremos o campo da história com a temática da subjetividade em Michel Foucault. O foco principal de nossas questões é o de apontar como o constante esforço de modificação no exercício e domínio da história tem por conseqüência ressaltar os campos e níveis heterogêneos de problematizações e transformações dos processos históricos de subjetividades. Para tanto, abordaremos certos jogos de reformulações operadas por Foucault, cujas regras de análise, eixo de questões, objetivos e conclusões podem ser entendidos como uma relação entre domínios da história e experiências nas quais o sujeito tem a sua constituição. Com isto, defendemos que a problemática da subjetividade recobre globalmente a trajetória de seu pensamento.

Palavras-chave : História; Subjetividade; Sujeito; Experiências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )