SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue47Le propos de cet article est montrer que il ya chez Platon l'éloge de Socrate en vue de la compréhension et de la façon par laquelle il est mort.Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  and  VAZQUEZ MORO, Ulpiano. A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.55-72. ISSN 1982-596X.

Este artigo pretende ser uma introdução ao pensamento de Lévinas a partir da discussão sobre a problemática da subjetividade. Tentaremos acompanhar os movimentos da filosofa levinasiana, iniciando com a crítica ao Eu concebido pelo pensamento moderno, até a proposta desse autor que revela a alteridade como condição de possibilidade da subjetividade. Lévinas revela que o existente, para existir, tem que se afirmar virilmente, marcando assim uma posição solitária. Será o encontro com a morte que colocará algo que não pode ser assimilado. A morte aparece como alteridade. Lévinas não pensa a morte como um nada, mas como um mistério que apresenta um limite para o meu eu solitário e coloca a possibilidade de existir algo além de mim. Em seguida, o autor aproxima o amor e a morte; a experiência de amor é como a morte, algo que me invade, algo sobre o qual não tenho controle, mas sobrevivo nele. E a partir de Eros o sujeito se lança na aventura da paternidade e da fecundidade. Essas experiências revelam o rosto do outro no flho que anuncia minha responsabilidade pelo filho e todos os rostos que clamam por justiça. Nessa trajetória o sujeito se constitui para além da essência.

Keywords : Subjetividade; Alteridade; Existente; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )