SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47As belas mortes de Sócrates e o encantamento da celebração dos mortos em AtenasConhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  y  VAZQUEZ MORO, Ulpiano. A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.55-72. ISSN 1982-596X.

Este artigo pretende ser uma introdução ao pensamento de Lévinas a partir da discussão sobre a problemática da subjetividade. Tentaremos acompanhar os movimentos da filosofa levinasiana, iniciando com a crítica ao Eu concebido pelo pensamento moderno, até a proposta desse autor que revela a alteridade como condição de possibilidade da subjetividade. Lévinas revela que o existente, para existir, tem que se afirmar virilmente, marcando assim uma posição solitária. Será o encontro com a morte que colocará algo que não pode ser assimilado. A morte aparece como alteridade. Lévinas não pensa a morte como um nada, mas como um mistério que apresenta um limite para o meu eu solitário e coloca a possibilidade de existir algo além de mim. Em seguida, o autor aproxima o amor e a morte; a experiência de amor é como a morte, algo que me invade, algo sobre o qual não tenho controle, mas sobrevivo nele. E a partir de Eros o sujeito se lança na aventura da paternidade e da fecundidade. Essas experiências revelam o rosto do outro no flho que anuncia minha responsabilidade pelo filho e todos os rostos que clamam por justiça. Nessa trajetória o sujeito se constitui para além da essência.

Palabras clave : Subjetividade; Alteridade; Existente; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )