SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridadeEducação e humanidade(s): rastros éticos e políticos do projeto filosófico moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha. Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.73-90. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste artigo é estudar a relação existente entre o desenvolvimento intelectivo do sujeito e as ações por ele praticadas. As discussões presentes nos projetos educacionais que apontam para a formação de cidadãos refexivos não consideram a importância do desenvolvimento intelectual da criança e vinculam de forma tênue as práticas dos sujeitos com o seu intelecto. A partir de uma questão da Suma Teológica, de Tomás de Aquino, a questão 79 da Ia - IIª, o mestre do século XIII explicita que as atitudes humanas só podem ser compreendidas como expressão do intelecto se as considerarmos da perspectiva do conhecimento e da memória. Ao propormos analisar a relação entre o intelecto e as ações do sujeito, a partir do mestre Tomás, colocamos na ordem do dia o fato de que só se forma cidadãos quando, por meio do intelecto e da memória, o indivíduo compreende e realiza suas ações.

Palabras clave : Filosofa da Educação; Intelecto; Memória; Universidade Medieval.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )