SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasianaEnsino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

RATTO, Cleber Gibbon  y  HENNING, Paula Correa. Educação e humanidade(s): rastros éticos e políticos do projeto filosófico moderno. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.91-103. ISSN 1982-596X.

Este texto é resultado de uma discussão sobre as atuais políticas de controle social coincidentes com a crítica dos fundamentos modernos da educação numa progressiva abertura institucional e uma problematização dos modos de justifcar a tarefa educacional nos termos da igualdade humana e seus efeitos sobre os discursos educacionais. Nesse solo, proliferam os discursos de garantia dos direitos e da inclusão, cuja legitimação se dá por meio das ciências humanas modernas. Coloca-se o desafio de pensar a educação nessa tensão permanente entre a herança ética e política proveniente da modernidade e as permanentes tentativas de desmontagem desta tradição. Talvez a maior potência de nossas práticas se efetue exatamente nesse jogo tenso e problemático, pouco passível de equações apaziguadoras. É na imanência desses jogos de poder/saber que são produzidas as "humanidades" de nossos discursos.

Palabras clave : Humanidades; Educação; Ética; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )