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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

RATTO, Cleber Gibbon  e  HENNING, Paula Correa. Educação e humanidade(s): rastros éticos e políticos do projeto filosófico moderno. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.91-103. ISSN 1982-596X.

Este texto é resultado de uma discussão sobre as atuais políticas de controle social coincidentes com a crítica dos fundamentos modernos da educação numa progressiva abertura institucional e uma problematização dos modos de justifcar a tarefa educacional nos termos da igualdade humana e seus efeitos sobre os discursos educacionais. Nesse solo, proliferam os discursos de garantia dos direitos e da inclusão, cuja legitimação se dá por meio das ciências humanas modernas. Coloca-se o desafio de pensar a educação nessa tensão permanente entre a herança ética e política proveniente da modernidade e as permanentes tentativas de desmontagem desta tradição. Talvez a maior potência de nossas práticas se efetue exatamente nesse jogo tenso e problemático, pouco passível de equações apaziguadoras. É na imanência desses jogos de poder/saber que são produzidas as "humanidades" de nossos discursos.

Palavras-chave : Humanidades; Educação; Ética; Política.

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