SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Educação e humanidade(s): rastros éticos e políticos do projeto filosófico modernoIdeias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BARREIRA, Marcelo Martins. Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.105-124. ISSN 1982-596X.

O artigo elabora uma crítica à opção filosófica e pedagógica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio elaboradas pelo MEC. Subjaz ao documento uma aprendizagem especializante da filosofa, enfatizando a leitura técnica de textos clássicos da História da Filosofa. Ainda que se deva valorizar a exegese de textos clássicos, tal eixo-conceitual contribuiria para um extenso conteúdo temático que se contraporia a um paradigma democrático de compreensão da especificidade filosófica como "disciplina cultural", caracterizada por "estilos de interrogação" e que seria mais condizente com o ensinar a filosofar no nível médio de ensino.

Palabras clave : Filosofa; Ensino Médio; Orientações Curriculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )