Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
BARREIRA, Marcelo Martins. Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.105-124. ISSN 1982-596X.
O artigo elabora uma crítica à opção filosófica e pedagógica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio elaboradas pelo MEC. Subjaz ao documento uma aprendizagem especializante da filosofa, enfatizando a leitura técnica de textos clássicos da História da Filosofa. Ainda que se deva valorizar a exegese de textos clássicos, tal eixo-conceitual contribuiria para um extenso conteúdo temático que se contraporia a um paradigma democrático de compreensão da especificidade filosófica como "disciplina cultural", caracterizada por "estilos de interrogação" e que seria mais condizente com o ensinar a filosofar no nível médio de ensino.
Palabras clave : Filosofa; Ensino Médio; Orientações Curriculares.