SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MECHégel interpreta a Sófocles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FERREIRA, António Gomes  y  DANIEL, Leziany Silveira. Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.125-151. ISSN 1982-596X.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial os países ocidentais sentiram que era necessário organizar uma ordem política que desse respostas mais condizentes com os desejos de melhoria de condições de vida das populações, de modo a assegurar a estabilidade social e a convivência internacional que tão necessárias seriam à coesão interna dos estados como a consolidação de um espaço econômico assente na iniciativa privada. Nesse contexto, foi importante a ação de organismos internacionais que procuraram encaminhar políticas nacionais destinadas a promover o desenvolvimento económico e social, tendo algumas delas acentuado a necessidade do investimento na educação como condição de sustentação referido desenvolvimento. Na América Latina, a Unesco tornou-se instância fundamental para o fomento de estudos que tentavam articular a preocupação da educação com o pretendido desenvolvimento dos países dessa região, sendo decisiva na criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, onde se acolheram alguns estudiosos que se preocuparam com a evolução do sistema educativo face às condicionantes internas e externas. Também em Portugal se projectou o fomento da educação levando em consideração o posicionamento de instâncias internacionais, sendo importantes os estudos da Unesco e os trabalhos sob a orientação da OCDE. Sob a influência deste ambiente desenvolvimentista muito organizado em função da tutela de instituições internacionais, disseminou­ se um pensamento que procurou articular as políticas educativas ao desenvolvimento económico. Considerando esta situação no mundo ocidental, procurar-se-á estabelecer um diálogo analítico sobre trabalhos publicados em Portugal e no Brasil que de algum modo se posicionaram sobre a articulação do desenvolvimento com a educação.

Palabras clave : Educação e Desenvolvimento; Organismos Internacionais; Políticas Educacionais; Portugal e Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )