SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue47Hégel interpreta a Sófocles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

PUCCI, Bruno  and  CERASOLI, Josianne Francia. As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.171-190. ISSN 1982-596X.

Este trabalho propõe reflexões acerca de mudanças significativas no trabalho docente no Brasil, sobretudo aquelas advindas do uso de meios eletrônicos nas mais diferentes atividades ligadas ao ensino superior. Para isso, apresenta resultados e análises da investigação sobre o impacto das novas tecnologias nas relações acadêmico administrativas de uma universidade confessional e suas influências na maneira de trabalhar de seus docentes. Fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, na entrevista de oito acadêmicos e tem como o condutor o processo de adaptação violenta que as novas tecnologias, vinculadas ao capitalismo global, impõem a seus usuários, o aumento do tempo e a intensificação do ritmo de trabalho, além das suas consequências danosas à vida dos docentes e à própria investigação científica.

Keywords : Trabalho Docente; Novas Tecnologias; Teoria Crítica; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )