SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Hégel interpreta a Sófocles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

PUCCI, Bruno  y  CERASOLI, Josianne Francia. As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.47, pp.171-190. ISSN 1982-596X.

Este trabalho propõe reflexões acerca de mudanças significativas no trabalho docente no Brasil, sobretudo aquelas advindas do uso de meios eletrônicos nas mais diferentes atividades ligadas ao ensino superior. Para isso, apresenta resultados e análises da investigação sobre o impacto das novas tecnologias nas relações acadêmico administrativas de uma universidade confessional e suas influências na maneira de trabalhar de seus docentes. Fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, na entrevista de oito acadêmicos e tem como o condutor o processo de adaptação violenta que as novas tecnologias, vinculadas ao capitalismo global, impõem a seus usuários, o aumento do tempo e a intensificação do ritmo de trabalho, além das suas consequências danosas à vida dos docentes e à própria investigação científica.

Palabras clave : Trabalho Docente; Novas Tecnologias; Teoria Crítica; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )