SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FONSECA, Sergio César da. A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.247-272. ISSN 1982-596X.

O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo  Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia  no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte  os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das ideias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural.

Palabras clave : Anísio Teixeira; Democracia; Educação; Escola; Paulo Freire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )