SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo FreireA educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do Barreiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PUENTES, Roberto Valdés  e  AQUINO, Orlando Fernández. Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.273-298. ISSN 1982-596X.

No texto é construída uma linha lógica de argumentos que nos permite refletir sobre os desafios da profissionalização dos professores nas Instituições de Educação Superior no Brasil. Apoiado nos resultados da etapa de diagnóstico de um projeto de pesquisa desenvolvido numa Instituição de Educação Superior do Estado de Minas Gerais, com recursos da FAPEMIG, caracteriza-se a docência universitária como atividade profissional, enfatizando a necessidade da formação dos professores como condição básica para a profissionalização do magistério superior. O cruzamento dos dados de pesquisa com as reflexões dos autores e com critérios de outros especialistas permite avaliar os principais desafios que dificultaram a execução de um programa de desenvolvimento dos educadores na IES objeto de estudo, tais como: a privacidade das práticas pedagógicas, a autonomia exagerada dos professores em sala de aula e a fragilidade dos mecanismos institucionais.

Palavras-chave : Desafios da Profissionalização Docente; Formação de Professores; Docência Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )