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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
PUENTES, Roberto Valdés e AQUINO, Orlando Fernández. Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.273-298. ISSN 1982-596X.
No texto é construída uma linha lógica de argumentos que nos permite refletir sobre os desafios da profissionalização dos professores nas Instituições de Educação Superior no Brasil. Apoiado nos resultados da etapa de diagnóstico de um projeto de pesquisa desenvolvido numa Instituição de Educação Superior do Estado de Minas Gerais, com recursos da FAPEMIG, caracteriza-se a docência universitária como atividade profissional, enfatizando a necessidade da formação dos professores como condição básica para a profissionalização do magistério superior. O cruzamento dos dados de pesquisa com as reflexões dos autores e com critérios de outros especialistas permite avaliar os principais desafios que dificultaram a execução de um programa de desenvolvimento dos educadores na IES objeto de estudo, tais como: a privacidade das práticas pedagógicas, a autonomia exagerada dos professores em sala de aula e a fragilidade dos mecanismos institucionais.
Palavras-chave : Desafios da Profissionalização Docente; Formação de Professores; Docência Universitária.