SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionaisO ensino de filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

RODRIGUES, Maria Manuela Pereira Figueiredo. A educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do Barreiro. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.299-330. ISSN 1982-596X.

Opresentetextoprocuratraçarumapanorâmicadasváriasformasencontradas no início do século XX para difundir a cultura escrita e promover a formação elementar de adultos dentro de um contexto geográfico específico. A então vila do Barreiro (situada na margem sul do rio Tejo em frente da cidade de Lisboa) passou no espaço de escassas décadas, de uma simples terra de pescadores a um importante centro industrial, atraindo população de várias partes do país para as suas fábricas. E é esta população migrante, que precisa - ou sente surgir em si a necessidade - de ser alfabetizada e escolarizada, o nosso alvo de estudo: organiza-se em associações, cria cursos nocturnos e frequenta universidades populares.

Palabras clave : Alfabetização; Escolarização; Ensino Primário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )