SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48A educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do BarreiroA epistemologia charroniana de Descartes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino de filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.331-349. ISSN 1982-596X.

O propósito desse artigo é compreender o modo como o ensino da Filosofa é pensado na atualidade brasileira, a maneira por pensamento meio do qual o sobre esse ensino tem se constituído no espaço acadêmico das pesquisas sobre o assunto e as questões que são debatidas pelos pesquisadores dessa área. Para isso, apresentaremos um olhar sobre algumas tendências no debate que foi realizado no Brasil, com o objetivo de apontar alguns dos principais paradigmas que nortearam as diferentes abordagens sobre o ensino da Filosofa. Concordamos que esse recorte pode não representar o todo da discussão sobre o assunto, mas, de certo modo, pode servir de índice para entendermos o que foi feito nesse debate.

Palabras clave : Ensino da Filosofia; Pensamento Brasileiro; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )