SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48A “orfandade” da filosofia: funções e uso da imagem na RepúblicaSanto Agostinho e a educação como um fenômeno divino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SCHLESENER, Anita Helena. Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de Benjamin. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.387-408. ISSN 1982-596X.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin a respeito da mímesis e da educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas, e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento de mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não se adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para criança a realização de sua infância.

Palabras clave : Educação; Infância; Walter Benjamin.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )