SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de BenjaminA terapia filosófica de Wittgenstein e a educação matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MELO, José Joaquim Pereira. Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divino. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.409-434. ISSN 1982-596X.

 É proposto, no presente texto, expor algumas reflexões a respeito da educação proposta por Santo Agostinho, tendo em vista a formação do homem requisitado pelo cristianismo, o homem santificado. Na proposta de educação agostiniana, que foi concebida como uma longa e exaustiva caminhada de purificação moral e de exercitação intelectual, esse ideal se concretizava à medida que o "homem exterior", material, mutável e mortal cedia espaço para o "homem interior", espiritual imutável e imortal. Contraditoriamente, embora fosse educativo, esse processo não era dirigido pelos homens, mas pelo próprio Deus, por meio da Iluminação. Em outros termos, para Santo Agostinho, Deus era o único mestre: os professores nada ensinavam, somente instigavam os alunos a buscar o conhecimento. Esse modelo educativo, segundo o entendimento agostiniano, destinava-se àqueles que ousavam e que não tinham medo de procurar a felicidade plena, possibilitada unicamente por Deus.

Palavras-chave : Santo Agostinho; Educação; Santificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )