SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divinoVoltaire e o século de Luís XIV: a vitória das luzes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

VILELA, Denise Silva. A terapia filosófica de Wittgenstein e a educação matemática. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.435-456. ISSN 1982-596X.

Este texto tem como objetivo apresentar a ideia de terapia filosófica de Wittgenstein e discutir a possibilidade de empreendê-la na Educação Matemática. A terapia filosófica visa desfazer imagens exclusivistas através da descrição dos diversos usos que são feitos de um conceito ou palavra na prática linguística e com isso evidenciar que os usos não convergem para um significado único, para uma essência. A atividade filosófico-terapêutica na Educação Matemática pretende incidir em enunciados ou imagens privilegiadas da matemática que apontam para uma representação de matemática referencial. Uma pesquisa na literatura acadêmica da Educação Matemática sobre como o termo matemática vem sendo usado aponta para as diversas práticas matemáticas tais como aquelas da escola, do cotidiano, da academia, de grupos profissionais específicos, etc. Essas práticas são descritas com especificidades, o que evidencia que não convergem para uma essência, mas constituem sistemas de significados associados aos contextos em que se desenvolvem.

Palavras-chave : Terapia Filosófica; Educação Matemática; Wittgenstein.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )