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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

PAIVA, Maria Olímpia  y  LOURENCO, Abílio Afonso. Ambiente da sala de aula: um estudo de caso. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.17-42. ISSN 1982-596X.

Das várias possibilidades de abordagem da sala de aula, a análise do ambiente de aprendizagem tem sido uma das opções de trabalho no campo educacional. Esta investigação tem como finalidade comprovar se o ambiente da sala de aula, bem como algumas variáveis sociodemográficas, são relevantes na explicação do rendimento acadêmico dos alunos. Para avaliar o ambiente da sala de aula foi utilizado o APSA - Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (Antunes 2002). Foi seleccionada uma amostra correspondente a 336 alunos do ensino obrigatório português (3.º ciclo do Ensino Básico), de duas escolas públicas do norte de Portugal. O objectivo foi orientado para a comprovação da viabilidade do modelo de equações estruturais (SPSS.17/AMOS.17), onde foram hipotetizadas e especificadas determinadas relações causais. Constatou-se que o ambiente da sala de aula tem um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática).

Palabras clave : Ambiente da Sala de Aula; Rendimento Académico; Modelos de Equações Estruturais.

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