SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue49Ambiente da sala de aula: um estudo de casoA educação escolar na produção discursiva da Revista Veja author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ARAUJO, Rita de Cássia Pimenta de  and  CUNHA, Marcus Vinicius da. A apropriação de Aristóteles por John Dewey. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.43-70. ISSN 1982-596X.

Este artigo analisa as relações entre as filosofias de John Dewey e Aristóteles, tomando como objeto de estudo o livro Logic: the theory of inquiry. Nesse livro, publicado em 1938, Dewey conclui suas reflexões sobre a teoria lógica apresentadas principalmente em Como pensamos, obra que mostra a relevância desse tema para a educação. A primeira parte do artigo é composta por um breve histórico da lógica, desde Aristóteles até o início do século XX; as duas partes seguintes apresentam o argumento do autor acerca da lógica aristotélica; a quarta parte expõe a teoria proposta por Dewey e as duas últimas seções analisam como Dewey vê Aristóteles, considerando a via interpretativa oriunda da escolástica e o movimento contemporâneo de revisão das ideias aristotélicas. No intuito de oferecer contribuições para futuros estudos, o trabalho também discute a apropriação de Aristóteles por Dewey e sugere algumas hipóteses sobre esse tema.

Keywords : John Dewey; Aristóteles; Lógica; Teoria da Investigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )