SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Ambiente da sala de aula: um estudo de casoA educação escolar na produção discursiva da Revista Veja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ARAUJO, Rita de Cássia Pimenta de  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. A apropriação de Aristóteles por John Dewey. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.43-70. ISSN 1982-596X.

Este artigo analisa as relações entre as filosofias de John Dewey e Aristóteles, tomando como objeto de estudo o livro Logic: the theory of inquiry. Nesse livro, publicado em 1938, Dewey conclui suas reflexões sobre a teoria lógica apresentadas principalmente em Como pensamos, obra que mostra a relevância desse tema para a educação. A primeira parte do artigo é composta por um breve histórico da lógica, desde Aristóteles até o início do século XX; as duas partes seguintes apresentam o argumento do autor acerca da lógica aristotélica; a quarta parte expõe a teoria proposta por Dewey e as duas últimas seções analisam como Dewey vê Aristóteles, considerando a via interpretativa oriunda da escolástica e o movimento contemporâneo de revisão das ideias aristotélicas. No intuito de oferecer contribuições para futuros estudos, o trabalho também discute a apropriação de Aristóteles por Dewey e sugere algumas hipóteses sobre esse tema.

Palavras-chave : John Dewey; Aristóteles; Lógica; Teoria da Investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )