SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49A educação escolar na produção discursiva da Revista VejaA epistemologia charroniana de Descartes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

COELHO, João Paulo Pereira  e  PEREIRA, José Joaquim. A educatio latina na obra de clementia de Sêneca. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.99-119. ISSN 1982-596X.

O presente texto tem como preocupação discutir a concepção de clemência que Sêneca desenvolve no Tratado sobre a clemência. A obra foi destinada a Nero com a finalidade de orientá-lo a utilizar essa virtude em seu exercício de poder. Por meio da prudência política que dela derivaria, o Imperador seria capaz de harmonizar suas ações com a sociedade romana. As reflexões realizadas ao longo do trabalho levam à compreensão de que a clemência, em Sêneca, seria um modelo de sabedoria a ser aplicado pelo príncipe em suas ações políticas. Assumindo esse princípio fundamental de um bom governo e tornando-o um exemplo moral e ético, ele disseminaria essa prática por todos, selando a lealdade do povo para com seu governante. Ao mesmo tempo, de maneira velada, Sêneca procurava desviar Nero de uma tendência tirânica, cujos indícios já estariam se manifestando.

Palavras-chave : Educação; Império Romano; Poder; Sêneca.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )