SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49A educatio latina na obra de clementia de SênecaO Filebo de Platão e as doutrinas não escritas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

NUNES SOBRINHO, Rubens Garcia. A epistemologia charroniana de Descartes. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.121-147. ISSN 1982-596X.

Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que configura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do espírito e incorporados no Discurso do método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sitematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.

Palavras-chave : Entendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )