SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49O Filebo de Platão e as doutrinas não escritasA neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LUCENA, Carlos Alberto. Frederick August Von Hayek e a teoria dos fenômenos completos: uma análise marxista. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.173-200. ISSN 1982-596X.

Este artigo analisa os pressupostos epistemológicos de F. A. von Hayek, referentes ao liberalismo, mercado capitalista, competências e individualidade expressos em a Teoria dos Fenômenos Complexos. Demonstra as fases epistemológicas de sua obra, problematizando o debate com a ciência compreensiva e a relativa transição para os pressupostos popperianos. Tomando como referência os princípios do materialismo histórico e dialético, desenvolve a crítica aos preceitos da economia política presente no pensamento de Hayek. Demonstra que apesar do forte preceito objetivista de suas reflexões, suas análises encontram-se em um campo metafísico de proposições científicas relativas à organização da produção da sociedade e inserção de seres humanos.

Palavras-chave : Hayek; Liberalismo; Mercado; Darwinismo Social; Marxismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )