SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Por una nueva interpretación de la teoría de las ideasEducação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SOUZA, Jane Bezerra  e  INACIO FILHO, Geraldo. Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.241-267. ISSN 1982-596X.

Neste artigo, empreendo um diálogo com autores, procurando mostrar as reflexões teórico-metodológicas abordadas na minha tese de doutorado, intitulada, Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos, realizada no programa de pós-gradução em Educação, no curso de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Considero as teorias como instrumento de análise da história de vida da professora Nevinha Santos, seu fazer-se professora, suas experiências e das demais de sua época. Dessa maneira, mostro os autores, os principais conceitos, por que foram escolhidos e como os percebo. Inicialmente, faço uma revisita nos estudos históricos, concentrando atenção na história nova, referencial teórico de análise escolhido; em seguida, examino as percepções sobre história de vida, história oral, memória e experiência.

Palavras-chave : História; Memória; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )