SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49EducaçãoSociedade pós-literária e os desafios da educação moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FIGUEIREDO, Valeska Marlete Guimarães. A experiência da dança no Projeto Aplysia: uma descrição baseada em diferentes olhares. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.289-304. ISSN 1982-596X.

Neste artigo apresentarei algumas reflexões obtidas na intersecção entre as experiências de cinco adolescentes dançarinas do Projeto Aplysia e as minhas vivências no papel de pesquisadora, professora e coordenadora. Com o suporte teórico de alguns autores, principalmente de Merleau-Ponty, o corpo foi concebido como algo constituído de maneira processual em sua relação com o mundo e o outrem. Partiu-se da ideia de que percebemos o corpo do outro imbricado ao nosso ao expormo-nos ao seu olhar, levandonos a reconstruir o nosso próprio olhar sobre o nosso ser. A dança aparece como uma possibilidade de recriação das experiências vividas no corpo, através do contato com o outro, o que reconstitui o olhar sobre si.

Palavras-chave : Corpo; Grupo; Dança; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )