SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49A experiência da dança no Projeto Aplysia: uma descrição baseada em diferentes olhares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANTOS, Luciano Campos dos. Sociedade pós-literária e os desafios da educação moral. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.49, pp.305-320. ISSN 1982-596X.

O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.

Palavras-chave : Humanismo; Pós-Humanismo; Mídias; Ética; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )