SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50La filosofía explica la revelación sobre el "averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de Padua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FERREIRA, Anselmo Tadeu. A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.445-473. ISSN 1982-596X.

Neste artigo fazemos uma apresentação em pormenor do prólogo do comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos de Aristóteles, a Expositio libri Posteriorum. Neste prólogo, isto é, uma introdução à exposição de tipo literal que Tomás empreenderá em seguida, o autor situa a obra Segundos Analíticos na estrutura da lógica. Ao fazer isso, ele apresenta, de um modo que em nenhuma outra obra ele expressou com igual clareza, sua própria concepção da lógica em geral, o modo como esta disciplina se caracteriza ora como arte ora como ciência e como ela se relaciona aos processos do espírito humano, do intelecto e da razão e como essa estrutura corresponde ao conjunto das obras lógicas de Aristóteles.

Palavras-chave : Filosofia Medieval; Lógica Medieval; Tomás de Aquino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )