SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50La filosofía explica la revelación sobre el "averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de PaduaO problema da causa finalis em Ockham índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

RODRIGUES, Fernando Augusto da Rocha. A inter-relação estrutural entre alguns livros da metafísica. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.501-519. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação dos livros G, ZHQ e L da Metafísica de Aristóteles, mostrando que eles podem ser lidos formando um todo argumentativo conectado. Os demais livros da Metafísica serão aqui desconsiderados, pois não se adéquam à interpretação proposta. O texto começa mostrando que é plausível concentrar-se em alguns livros dessa obra de Aristóteles e deixar outros de lado. Para fazê-lo, recorre-se a alguns scholars de Aristóteles, começando por C. A. Brandis. Em seguida, o artigo desenvolve uma interpretação do livro G, afirmando que o modelo de ciência aí apresentado requer uma análise do conceito de substância. Dado que há diferentes tipos de substâncias, distinguidos nos capítulos 1 e 6 do livro L, o artigo dedica-se a esse livro e mantém que essa distinção é necessária a fim de se dar uma resposta apropriada à questão da substância. Os livros ZHQ, por sua vez, fornecem uma análise detalhada de um dos conceitos de substância distinguidos em L. Essa leitura dos cinco livros mencionados mostra, assim, que eles podem ser lidos como formando uma unidade.

Palavras-chave : Metafísica; Substância; Aristóteles; Livro G.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )