SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue50O problema da causa finalis em OckhamElementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CASTRO, Célia Maria de; MANO, Marcel  and  FERREIRA, Sueli. Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.539-555. ISSN 1982-596X.

Neste trabalho refletimos acerca das relações entre cultura, imaginação, arte e formação docente. Ao compreender o currículo escolar como artefato sociocultural, inferimos que as diferentes práticas culturais vivenciadas pelos professores fora da escola também constituem os saberes docentes. Nesta perspectiva, enfocamos resultados de pesquisas que discutem hábitos e frequência de professores da educação básica relacionados a espaços expositivos de artes visuais, espetáculos de dança e teatro, concertos e cinema, e os fatores (materiais e imateriais) que dificultam a precária inserção de docentes no circuito organizado da arte. Sem a pretensão de indicarmos soluções para temáticas tão complexas, apontamos a formação estética como fundamental à prática pedagógica e propomos uma reflexão sobre questões ainda pouco exploradas nos estudos sobre formação de professores para a educação básica.

Keywords : Formação Docente; Formação Estética; Currículo; Cultura; Imaginação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )