SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50O problema da causa finalis em OckhamElementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CASTRO, Célia Maria de; MANO, Marcel  e  FERREIRA, Sueli. Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.539-555. ISSN 1982-596X.

Neste trabalho refletimos acerca das relações entre cultura, imaginação, arte e formação docente. Ao compreender o currículo escolar como artefato sociocultural, inferimos que as diferentes práticas culturais vivenciadas pelos professores fora da escola também constituem os saberes docentes. Nesta perspectiva, enfocamos resultados de pesquisas que discutem hábitos e frequência de professores da educação básica relacionados a espaços expositivos de artes visuais, espetáculos de dança e teatro, concertos e cinema, e os fatores (materiais e imateriais) que dificultam a precária inserção de docentes no circuito organizado da arte. Sem a pretensão de indicarmos soluções para temáticas tão complexas, apontamos a formação estética como fundamental à prática pedagógica e propomos uma reflexão sobre questões ainda pouco exploradas nos estudos sobre formação de professores para a educação básica.

Palavras-chave : Formação Docente; Formação Estética; Currículo; Cultura; Imaginação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )