SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docenteFundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no regime militar (1964-1985). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge  e  LONGAREZI, Andréa Maturano. Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.557-582. ISSN 1982-596X.

O artigo sistematiza os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev (1983), destacando os elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores. Inicialmente apresenta-se uma síntese dos fundamentos antropológicos e filosóficos que delineiam o olhar leontieviano, considerando categorias trabalho; consciência; objetivação e alienação, bem como o desenvolvimento humano em toda sua complexidade. Discute os elementos constitutivos da Teoria da Atividade: atividade dominante, estrutura da atividade, significação social e sentido pessoal. Com base nesse corpus teórico, analisa a formação docente como atividade, na qual se entende que pela atividade dominante o professor se desenvolve. A atividade é ponto de partida e chegada do processo formativo profissional, pois possibilita aproximação direta do conteúdo da ação formativa com suas necessidades. Conclui-se, portanto, que os elementos constituintes e constituidores da formação continuada, na perspectiva apontada, são potencializadores do desenvolvimento humano- social e contribuem para superação de rupturas entre sentido e significado desta formação.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Teoria da Atividade; Significação Social; Sentido Pessoal; Atividade Dominante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )