SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da AtividadeIndústria Cultural e Semiformação: a atualidade da educação após Auschwitz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CARVALHO, Washington Luiz de  e  GUIDO, Humberto Aparecido de Oliveira. Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no regime militar (1964-1985). Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.583-606. ISSN 1982-596X.

Este texto, a partir da leitura do Diagnóstico de Educação Física/Desportos no Brasil, discute a inserção da Educação Física Esportiva (EFE) nos ordenamentos governamentais por meio de práticas de governo assentadas em análises sistêmicas. Destaca-se que o enfoque priorizado por nossos tecnocratas é o cibernético. Soma-se a essa parte, o pano de fundo que incrementou os investimentos governamentais em comodidades sociais - inclusive a EFE - que viabilizassem uma melhora na qualidade de vida da população e, também, a utilização da Revista Brasileira de Educação Física como uma ação efetiva para a “disponibilização” dessa benesse social com mais qualidade.

Palavras-chave : Educação Física Esportiva; Diagnóstico; Revista Brasileira de Educação Física; Michael Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )