SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Indústria Cultural e Semiformação: a atualidade da educação após AuschwitzNaming and affect. Ontological function of ideolog y in the school of essex’s discourse theory índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ALMEIDA, Rogério de. O imaginário trágico de Ricardo Reis: uma educação para a indiferença. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.635-653. ISSN 1982-596X.

O artigo discute o imaginário trágico presente na obra de Ricardo Reis a partir de três dimensões: sua inserção na filosofia estóica e epicurista, seu paganismo e a educação para a indiferença. Ancora-se no Imaginário de Gilbert Durand, no trágico de Clément Rosset e utiliza a fenomenologia compreensiva como metodologia. O objetivo é compreender como a recorrência de imagens ligadas à brevidade da vida, à morte e ao destino configuram seu imaginário trágico.

Palabras clave : Fernando Pessoa; Ricardo Reis; Imaginário; Trágico; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )