SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Naming and affect. Ontological function of ideolog y in the school of essex’s discourse theoryModelos de escolarización: trayectoria histórica de la educación especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

LUDWIG, Cristiane  y  TREVISAN, Amarildo Luiz. Narradores de Javé e a pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.675-690. ISSN 1982-596X.

O texto propõe uma hermenêutica sobre os paradoxos criados pelo paradigma da relação sujeito/objeto, problematizando a absolutização da subjetividade moderna na produção do conhecimento e suas implicações na formação de professores. Nesse contexto, demarca os contornos e as deficiências localizadas na recepção das abordagens qualitativas e quantitativas nas pesquisas em educação. Para elucidar essas questões, este estudo utiliza a narrativa, Narradores de Javé, por intermédio da abordagem hermenêutico-reconstrutiva, como exercício do reconhecimento do saber da alteridade. A hermenêutica quer desvendar as armadilhas do caminho metafísico do conhecimento na formação de professores e provocar nos interlocutores envolvidos o estranhamento das práticas pedagógicas enrijecidas pelo paradigma unilateral do mundo moderno.

Palabras clave : Formação de Professores; Hermenêutica; Pesquisas Qualitativas; Qualitative Researches; Hermeneutic; Teaching.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )