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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANDER, Wolfgang. Formação e perspectividade. Controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.757-784. ISSN 1982-596X.

Na discussão acadêmica alemã sobre a formação política, os princípios da controvertibilidade2 e da proibição da doutrinação valem, desde o Consenso de Beutelsbach, no final da década de 1970, como critérios de qualidade fundamentais e consensuais para a práxis pedagógica. Esta contribuição investiga se e em que sentido esses princípios poderiam, indo além da formação política, reivindicar validade para todo o âmbito da educação, e, de modo especial, para as escolas. Isso será feito em três passos: primeiramente, a partir do Consenso de Beutelsbach, a multiperspectividade3 será fundamentada como princípio para todas as áreas; em seguida, ela será exposta a partir de uma visão construtivista do contexto formado por saber e perspectividade; por fim, será feita a defesa de uma renaissance do conceito de formação enquanto minuta de referência para a escola com base nessa compreensão construtivista do saber

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