SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MENDONCA, Samuel  e  LOURENCO FILHO, Armando. A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.25-46. ISSN 1982-596X.

Neste artigo, procuramos investigar e discutir a questão da autonomia do educando em dois diferentes momentos históricos: o período clássico e o moderno. O problema do artigo diz respeito à pergunta: Como a questão da autonomia discente foi discutida nos períodos clássico e moderno? Baseamo-nos, sobretudo, nas concepções platônicas acerca da Paidéia e, na concepção educacional pensada por Rousseau e por Kant, no período iluminista, orientada por um novo ideal de formação humana que priorizava o desenvolvimento da razão. Ambas as concepções (clássica e iluminista) apontam para a humanização e para o aperfeiçoamento do homem por meio da educação, destacando, nesse processo, a importância da formação autônoma. O método diz respeito à revisão bibliográfica por se tratar de exame realizado no contexto da filosofia da educação. Como resultados, pudemos perceber que a autonomia constitui-se de base fundamental para a educação clássica e moderna.

Palavras-chave : Autonomia; Paidéia; Iluminismo; Rousseau; Kant.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )