SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educaçãoRousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

DOZOL, Marlene de Souza. Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.47-69. ISSN 1982-596X.

Georges Gusdorf, na segunda parte de L’ avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é “compreensiva e global”. A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.

Palavras-chave : Natureza Humana; Epistemologia; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )