SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de RousseauSobre o processo de formação do cidadão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MARTINS, Custódia Alexandra Almeida. Rousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificações. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.71-80. ISSN 1982-596X.

A vontade de afirmação expressa por Rousseau na sua vida e na sua obra reflecte-se de um modo muito evidente e sustentado em quatro ideias expostas no conjunto das quatro cartas escritas a Malesherbes. Cada uma das cartas descreve essas ideias, nomeadamente: a explicação da verdadeira natureza do seu gosto pela solidão, explicação dos seus gostos aparentemente contraditórios, explicação da felicidade sentida nos retiros e, por último, a explicação por que razão os seus colegas o acusavam de fugir às suas obrigações sociais. O discurso de Jean-Jacques Rousseau é personalista, oscilando entre aquilo que é constitutivo do seu eu, do seu carácter, e as justificações dessa mesma constituição de carácter.

Palavras-chave : Rousseau; Filosofia; Discurso; Eu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )