SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Rousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificaçõesO belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

REIS, Helena Esser dos. Sobre o processo de formação do cidadão. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.81-91. ISSN 1982-596X.

Desde a aurora da modernidade, tornar-se cidadão, longe de ser algo natural ou espontâneo, exige esforço, na medida em que exige a cada um ultrapassar sua própria suficiência e independência. Em vista disto, Rousseau chega a afirmar a necessidade de transformar a natureza humana a fim de dotar cada indivíduo - que é um todo perfeito e solitário - da capacidade de coletivizar-se, de integrar-se a um corpo coletivo como parte inseparável. A dificuldade do projeto, ou do processo de formação do cidadão, reside em que tal exigência não se impõe espontaneamente aos indivíduos, embora seja condição necessária para o estabelecimento de uma relação harmônica entre cada um e o corpo coletivo. Discutir a tensão existente entre indivíduo e cidadão, investigando o esforço empreendido pelo legislador e por cada homem será o objeto deste artigo.

Palavras-chave : Filosofia; Política; Cidadão; Individual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )