SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A filosofia como modo de vida em FoucaultA mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FRIAS, Lincoln Thadeu Gouvêa de. A moralidade do descarte e da seleção de embriões. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.207-229. ISSN 1982-596X.

O artigo discute as principais questões morais colocadas (1) pelo descarte de embriões necessário para a pesquisa com células-tronco embrionárias e para a fertilização in vitro e (2) pela seleção de embriões usando diagnóstico genético pré-implantação. Depois de apresentar as principais teorias sobre o status moral do embrião, é defendida a tese de que embriões humanos não têm direito à vida, embora devam ser tratados com respeito. Em seguida, a revisão dos quatro principais argumentos contra a seleção de embriões levou à conclusão de que eles não são suficientes para justificar a proibição dessa tecnologia. Por fim, algumas aplicações muito controversas dessa tecnologia são apresentadas e discute-se brevemente qual princípio moral é mais adequado para decidir qual embrião deve ser implantado.

Palavras-chave : Embriões; Seleção; Descarte; Genética; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )