SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A moralidade do descarte e da seleção de embriõesUma pedagogia da solidão em Nietzsche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da. A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.231-249. ISSN 1982-596X.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma “nova escola”.

Palabras clave : Educação Escolar; Ciência Moderna; Crise de Paradigmas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )