SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A moralidade do descarte e da seleção de embriõesUma pedagogia da solidão em Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da. A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.231-249. ISSN 1982-596X.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma “nova escola”.

Palavras-chave : Educação Escolar; Ciência Moderna; Crise de Paradigmas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )