SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue51A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolarPerspectiva epistemológica da realidade: “independência - coexistência” nas formas de conhecimento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BRITTO, Fabiano de Lemos. Uma pedagogia da solidão em Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.251-262. ISSN 1982-596X.

O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.

Keywords : Nietzsche; Aufklärung; Cultura; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )