SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Uma pedagogia da solidão em NietzscheProblemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MARTINS, Ernesto Candeias. Perspectiva epistemológica da realidade: “independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.263-287. ISSN 1982-596X.

A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade - descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.

Palabras clave : Epistemologia Educativa; Paradigmas Científicos; Conhecimento Quotidiano; Conhecimento Científico e Escolar; Conhecimento Multidisciplinar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )