SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no Município de Lisboa ou a Afirmação de um “Governo dos Assuntos Educacionais” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CHIZZOTTI, Antonio. Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.429-448. ISSN 1982-596X.

O artigo analisa a ascensão de um novo paradigma normativo do currículo da educação básica em muitos sistemas nacionais de educação, tendo como referência as competências esperadas dos alunos ao fim da escolaridade. Apresenta o ingresso progressivo do conceito de competências promovido por agências e uniões internacionais e pelos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na formulação e gestão das políticas curriculares, indicando a centralidade do currículo escolar como foco nuclear para o enfrentamento dos desafios e exigências do desenvolvimento e da competitividade. Historia o compartilhamento dos debates dos diferentes sistemas de educação em torno da questão curricular e a formulação de um proposta consensual em favor das competências básicas esperadas dos alunos ao fim da escolaridade obrigatória nos respectivos sistemas de educação. A pesquisa apoia-se nos documentos produzidos e nas normas jurídicas promulgadas, que definiram as competências básicas para os países membros da OCDE para a educação obrigatória dos sistemas de educação dos países membros.

Palavras-chave : Competências; Educação Básica; Sistema de Educação; OCDE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )