SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no Município de Lisboa ou a Afirmação de um “Governo dos Assuntos Educacionais”O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e Marion índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

COLETA, José Augusto Dela  e  GOMES, Luiz Roberto. A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.465-489. ISSN 1982-596X.

Com o intuito de construir instrumentos de medida, e obter parâmetros de percepção de existência de condutas ilícitas emitidas por professores e alunos universitários, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 610 sujeitos, professores, coordenadores e alunos de diversos cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento em que se solicitava a porcentagem de emissão destes comportamentos pelos estudantes, e outro relativo às condutas dos professores. Os resultados mostram que os diversos comportamentos são percebidos como tendo altos níveis de frequência de ocorrência no meio universitário, tanto por coordenadores, professores e alunos, com diferenças significativas entre esses três grupos de sujeitos, bem como ao se considerar as diferentes IES participantes deste estudo.

Palavras-chave : Educação Superior; Comportamentos Acadêmicos e Pedagógicos Ilícitos; Formação Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )