SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professoresA filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

STARZYNSKI, Wojciech. O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e Marion. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.491-508. ISSN 1982-596X.

O termo “virada teológica da fenomenologia francesa” foi introduzido por D. Janicaud para estigmatizar certa tendência da teologização da fenomenologia. Se retiramos dessa expressão a significação negativa, uma questão mais séria se põe, já não de desqualificar tal ou qual autor, mas aquela de um lugar ou de uma maneira de acontecer essa “virada” na via fenomenológica do pensamento. Pode-se indicar tal momento em que se produz o evento da ocorrência ou de uma revelação de Deus? Pondo à parte a solução metafísica das provas da existência de um ente privilegiado, apresento a hipótese que será o fio condutor deste trabalho: o pensamento filosófico sobre Deus, sua eventual revelação, pode racionalizar-se essencialmente no domínio da filosofia do infinito, e mais precisamente, inspirando-se do pensamento cartesiano, em que a ideia do infinito aparece à subjetividade. Servindo-me deste motivo, gostaria de examinar as variantes de suas interpretações fenomenológicas, seguindo os exemplos-chave de Husserl, Sartre, Lévinas, para enfim pôr em questão a fenomenologia da doação de J.-L. Marion.

Palavras-chave : Infinito; Fenomenologia; Husserl; Sartre; Lévinas; Marion.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )