SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e MarionHerbert Marcuse e as “imagens da libertação” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Heraldo Aparecido. A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.509-526. ISSN 1982-596X.

Este trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos da filosofia da educação de Richard Rorty. Nessa abordagem privilegiaremos os antecedentes teóricos dos distintos e complementares processos educacionais de socialização e individualização: a crítica ao paradigma epistemológico, a proposta de um novo paradigma conversacional ou educacional, o método filosófico da redescrição e o uso de narrativas como elemento formativo. Ressaltamos que nossa análise é uma tentativa de determinar os limites e os pontos de intersecção entre os dois processos educacionais, articulados com a possibilidade do uso de narrativas como elemento de formação. As considerações finais indicam que tal proposta neopragmatista é um incentivo em prol da manutenção de hábitos de ação que resultam em uma solidariedade humana criada por meio do aumento de nossa sensibilidade aos pormenores específicos da dor e humilhação que padecem outros seres humanos desconhecidos.

Palavras-chave : Pragmatismo; Epistemologia; Educacão; Narrativas; Rorty.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )