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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MERCON, Juliana. História e liberdade: a esperança de Freire e de Spinoza. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.551-563. ISSN 1982-596X.

A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá por meio da investigação dos seguintes temas: 1) o papel da esperança na noção freireana de história; 2) as relações entre liberdade e necessidade; 3) as funções sociais da esperança e 4) a proposta de ‘educação da esperança’. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.

Palabras clave : Freire; Spinoza; Esperança; Liberdade; Necessidade.

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